O vibrante cor verde-esmeralda do matcha tem conquistado Instagram. Mas a verdadeira beleza deste pó reside em seus benefícios nutricionais.

O matcha vem das folhas de chá, que foram cultivadas na sombra, uma condição que força a planta a produzir mais compostos benéficos para a saúde (por exemplo, a clorofila do que vem a sua cor). Como resultado, o matcha contém doses concentradas de antioxidante EGCG (alguns dizem que contém 137 vezes mais que o chá verde moído) e, além disso, contém aminoácidos L-theanin.

Para sua informação, foi demonstrado que o EGCG ajuda a prevenir o câncer, ajuda a perder peso e a melhorar a saúde do coração e do cérebro. Por sua parte, o L-theanin pode aumentar as ondas cerebrais associadas a um estado de espírito calmo, bem como ajudar a reduzir a pressão arterial, de acordo com a nutricionista Kristin Kirkpatrick.

Mas há mais. Se o combinar com a cafeína (o matcha contém menos da metade do que a média de uma xícara de café), o L-theanin aumenta a capacidade de alerta/concentração, se os efeitos colaterais do nervosismo. Pura magia.

São tantos os benefícios, que não é para admirar que os chefes tenham começado a experimentar os poderes deste vegetal. Por exemplo, no restaurante Mission Chinese Food, em San Francisco (EUA), os noodles de matcha são um dos pratos estrela; em Paris, o confeiteiro Pierre (A elabora rolos de trufa em pó verde; e no restaurante Contra Nova York, o matcha é usado para rebozar o tamboril.

Mas você não precisa ir para a Cidade das Luzes, nem cruzar o atlântico até os Estados Unidos para testar o matcha além do clássico latte. O pó pode encontrar em lojas e mercados especializados (que seja 100% matcha para garantir que não contém aditivos como o açúcar). Assim que você pode fazer com ele facilmente e começar a usá-lo com estas ricas e brilhantes idéias. Aproveite seu momento matcha!

Arroz de chá verde

Em uma tigela pequena, misture 1 colher de chá de matcha em pó com uma pitada de sal. Adicione ½ xícara de água quente com arroz branco. Uma vez feito, acumula o arroz no centro do prato e coloque o matcha ao redor.

Vinagrete de matcha

Em um frasco com tampa, misture 1 colher de chá de pó matcha e 1 colher de chá de água e agítalo durante 30 segundos. Adicione 1 colher de sopa de suco de limão fresco e azeite de oliva extra virgem, 1 dente de alho picado, 1 colher de chá de chalote picado (semelhante ao da cebola), tahini (pasta feita a partir de sementes de sésamo), mel e 1/4 de colher de chá de sal. Agítalo tudo para misturá-lo bem….e pronto!

Pudim de matcha e chia para pequeno-almoço

Mistura uma xícara de baunilha ou 1 copo de leite de amêndoas com chocolate, 1/4 de xícara de sementes de chia, e 1 colher de chá de matcha em um recipiente de meio litro. Revista-o com uma tampa, agite a mistura entre 30 e 60 segundos e deixe-o na geladeira para esfriar durante a noite. Na manhã seguinte, adicione uma colher de sopa de flocos de coco e desfrute de um pequeno-almoço original.

Matcha escurecida para temperar

Prepare uma tigela pequena, em que mezclarás 1 colher de chá de pó de matcha, 1/2 colher de chá de pimenta preta e alho em pó 1/4 colher de chá de sal, gengibre em pó, tomilho e 1/8 de colher de chá de pimenta vermelha ou pimenta de Caiena. Deixe repousar em um recipiente hermético durante 6 meses.

Cubos de matcha

Espalhe 1 colher de chá de matcha em 1/4 xícara de água fria e bátelo energicamente durante 2 minutos para eliminar os grumos. Em seguida, acrescenta uma outra 1/4 de copo de água. Quando estiver completamente misturado, despeje o líquido em uma bandeja de cubos de gelo e deixe que a espuma desapareça antes de congelar a bandeja.

RECOMENDAÇÃO WH: Experimente o autêntico chá matcha com esta proposta prática proposta: sacos de chá matcha instantâneo. Ah! E para ser uma especialista, não se esqueça do batedor para preparar matcha.