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A dieta não só influi na nossa figura, mas também na pele. E é por isso que é importante ter em conta que pode ir bem e o que não é para ter um rosto limpo. Especialmente se você é de que sua pele fala por si: como se saem granitos imediatamente se você comeu algo diferente do habitual? você tem a pele oleosa depois de uma noite de festa? Tudo isso tem que ver com o que você ingere.

Sim, há um problema, e é que existem muitos mitos sobre os alimentos e seus efeitos sobre a pele. Como, por exemplo, que o chocolate provoca acne… Bem, vamos começar com desmontar este mesmo mito (e quatro mais abaixo!):

Mito: “O chocolate provoca acne”

Verdade: você Está com sorte porque isso não é bem verdade. O chocolate puro, além de rico em sabor, contém antioxidantes. Este último componente precisamente ajuda a embelezar a pele. Sim, o chocolate ao leite contém um alto teor de açúcares e pode ter efeitos negativos sobre a pele, então se você tiver problemas, evita o chocolate deste tipo e prova o chocolate puro com uma elevada percentagem de cacau e menos açúcar.

Mito: “Os alimentos gordurosos provocam manchas”

Verdade: Todos nós sabemos que nem todas as gorduras são iguais e que os alimentos naturais ajudam a ter uma pele mais limpa. Por exemplo, os frutos secos, as azeitonas e o abacate, são alimentos que, apesar de ser oleosos, contêm antioxidantes como a vitamina E, que ajudam a olhar a pele. E então, o que acontece com as batatas fritas? Cuidado! O óleo das frituras é gordura saturada, e os especialistas não aconselham. O mesmo acontece com os alimentos processados, que contêm hidratos de carbono e açúcares. Opte por óleos de origem vegetal e renúncia à gordura saturada e os fritos.

Mito: “Os lácteos são bons”

Verdade: Olho, os lácteos contêm um alto nível de cálcio, proteínas e vitamina D, mas também podem ser prejudiciais para a pele. Por quê? Alguns produtos lácteos estão relacionados com os hormônios testosterona e estes causam glândulas de óleo na pele e, consequentemente, o aparecimento de espinhas. Para remediá-lo, ou você opta por reduzir os produtos lácteos que ingere, ou opta por substituir por produtos não lácteos, como o leite de amêndoas, leite de cânhamo e o leite de soja. Estes alimentos são uma alternativa rica em nutrientes. Também são recomendados o queijo de cabra ou ovelha em vez de vaca.

Mito: “A cafeína provoca acne”

Verdade: Os mitos são maus e este o que mais. O café pode ter efeitos colaterais sobre a pele e não causa acne diretamente. Muitas bebidas com cafeína, como o café, o chá preto e verde, contêm antioxidantes que ajudam a defender a pele de possíveis danos, e acima de tudo, do sol. E se você que não sobrevive sem café, aconselhamos-lhe que não se esqueça de beber água para neutralizar os efeitos desidratantes de cafeína.

Mito: “Os adoçantes naturais são tão maus como os açúcares refinados”

Verdade: O açúcar é açúcar no estado. E pode ser bom para a pele, pois tem efeitos anti-inflamatórios, mas não deve ser tomado em excesso. Uma das conseqüências mais negativas do açúcar sobre a pele é que pode causar o envelhecimento da mesma. Assim, se notar que o açúcar tem um efeito secundário sobre a sua pele, o melhor conselho é evitar ao máximo. Como faço? Opta por adoçantes naturais, como o xarope de agave ou xarope de ácer. Ambos têm um alto nível de minerais e de compostos anti-inflamatórios.

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